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terça-feira, 26 de junho de 2012


"O VIDA BOA KIDS é um programa do mundo infantil, direcionado a toda a família. Mostra os segredos da infância, favorecendo uma melhor interação entre os pequeninos e os adultos. Veja os horários de exibição do programa, e não perca! • Canal 25 (NET) Domingo 13h Terça-feira 13h30 Quarta-feira 18h30 Quinta-feira 8h30. Inscreva seu filho (a) p/ participar do programa, é muito fácil, basta preencher todos os dados e enviar e-mail para contato@vidaboakids.com.br".
- Parabéns aos alunos do Infantil (3 a 5 anos) e à querida professora e amiga, Viviane, do COC; 
Vida Boa Kids - www.youtube.com


EM MINHAS MÃOS OS BICHOS

Lagarto, lagartixa...
Quando criança eu os pegava na mão
Sem temor, sem frescura
Grilos, gafanhotos, trenzinho, joaninha
Era tudo animação!
Qualquer um em minha mão subia
O galo garnisé, marrecos
E a galinha angola

Crescida, na cidade
Um dia ouvi que perereca
Era medonha e muito fria
Passei a acreditar 
Nesta nova informação
Que ironia!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

                               Professora de HISTÓRIA, Jovenice, a Gil, minha amiga de juventude...
                                 Alunos da 7ª série da EE Maria de Lurdes Cosentino,em Sta Terezinha

                                         Atividade cênica literária...
                                                                                                     Maio de 2012

Abraços à querida e esplêndida professora Gil, aos gestores, funcionários e alunos da 7ª série. Valeuuuuu!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012


                                 COMO FOLHA DE COQUEIRO A DESPENCAR


       O olhar parou na única folha seca, quase despencando do alto, próxima ao chão do canteiro da avenida, vinda de um coqueiro de tronco mais grosso. Glaucia no ponto. Espera o primeiro ônibus. O último a deixará na esquina de uma das quatro escolas onde trabalha. “É um trabalho, não um passatempo!”, reflete ela.
Sente-se cansada, nos seus trinta e nove anos, 16 nesta profissão de docente. Cansada, não de uma canseira cotidiana e banal, mas de uma canseira acumulada e que extrapola qualquer entendimento. Apesar disso, notou que as folhas de baixo, as mais velhas, murcharam e pareciam morrer primeiro, mas nem sempre é assim, ponderou. Quando chegaria a vez dela? A própria morte não a incomodava, sabia que iria a qualquer momento, mas estaria pronta para o embarque, sem malas? “Tantas pessoas já pareciam mortas!” 
Em sua maleta – aquela que vinha “paquerando” na loja, cara, mas bonita e prática, agora havia livros, diários de classe, 500 avaliações já corrigidas no final de semana, apagador, biscoito integral, garrafinha d’água, uma banana, os passes de transporte coletivo, lenços descartáveis para a rinite que a atacara nos últimos anos. – Consequência dos sapos que você engole! – ouvia sua terapeuta holística falando precisa pôr pra fora! 
Glaucia, há tempos, jogara tudo para fora. Vamos aos acontecimentos. 
“A porta é serventia da casa!” – dissera, na ocasião, ao aluno Peterson Sidnei quando este a enfrentou com sorriso distraído e irônico.
– Você não sabe distinguir a democracia de uma ditadura! – disse ela, gritando – apesar de que, às vezes, nem eu consigo fazer a distinção! É o poder do povo, da maioria!!!  – continuava gritando e olhando fixamente aquele garoto. 
Não suportando mais:
 –Vou baixar também o nível.  Já baixei – foi em direção a ele, que ria dela.
 Quando ela pôde ver-se não gostou do que viu. Estava sobre ele, com as mãos no pescoço do adolescente, quase deitado sobre a mesa da “mestra”. Ela deu-lhe um xeque. Mate. Sim, era ela. Glaucia, que já havia tentado, noutro ano, outra ideia: passara a seguir um jovem aluno pela sala de aula, caminhando atrás dele e imitando os seus gestos. Durante quase dez minutos susteve a farsa, que acabou quando ele, Fagner, sentou-se em sua cadeira e abaixou a cabeça sobre a carteira.  “Achei que o meu teatro servisse para alguma coisa, oras bolas!” – pensou ela, confusa.
No ponto de ônibus olha agora em direção ao cacho de coquinhos acima das folhas, também seco de um marrom cinza. Murchou antes de amadurecer, ainda em floração. Que estranho, observou ela, o que lhe teria acontecido para pular etapas de maturação? Teria similitude com aquela adolescente de 17 anos, a medíocre Carolina Andreza, a viva-morta antes de frutificar? Mas quanto tempo aquele coqueiro permaneceu florido? Tempo suficiente para acolher abelhas, borboletas, pássaros, formigas ou lagartas?...
 Observa o relógio no pulso, ônibus atrasado de novo. Coça o queixo como de costume, remexe no bolsinho externo da maleta, talvez para disfarçar os olhares de estranhos. Um ônibus?! Não era o seu! Bocejou com os supostos olhares dos passageiros no ônibus que parara e sentiu suas ansiedades e tensões. Mentalizou luz colorida a eles e fez uma oração, afinal tinha tempo ainda. Achou melhor sentar-se, porém o banco de cimento gelado estava quebrado e servia de rampa aos skatistas menos habilidosos, quando o vai e vem nas calçadas diminuía nos finais de semana. 
Na possibilidade do atraso (ela detestava atrasar-se), já via alguns alunos dizendo à porta  “por que veio hoje, dona?” 
“Meu nome é Glaucia, prazer, queridos!” Sentiu-se indigna e vazia, “nem sabem nosso nome, somos apenas Dona, não sou dona de nada, só de meus conhecimentos.”  Lembrou do outro “botar tudo pra fora”: mandou um aluno do supletivo procurar um psicólogo e parar de lero-lero. Este se virou pra frente da sala – até então estava sentado, de costas para ela. Foi chutando carteira, xingando em sua direção e fazendo-lhe ameaças. Ela não reagiu, os colegas o seguraram, estava dopado. Ela não percebera, e na próxima semana a professora iria para casa olhando pra trás a cada dois passos.  “Que sufoco, ufa! Mas o ano letivo estava terminando, ainda bem, refletiu em sua angústia solitária”.
Sua atenção desviava-se agora ao som das andorinhas, em coro afinado. Pareciam tão felizes. As folhas verdes do coqueiro balançavam com a brisa daquela manhã, exceto a que secou; outros coqueiros avizinhavam-se em linha reta, pareciam também animados com a brisa, mas onde estava o bando de andorinhas? Forçou o olhar nas vastas folhas, nada! Se não queriam expor-se, tudo bem, um direito do bando! Concentrou-se a ouvir os seus gorjeios, fascinada. 
– Por que tenho de vê-las? As andorinhas são reais e pronto! Livres! Queria ser igual a elas, não ter de enfrentar os alunos e entristecer-me novamente, salvo as maravilhosas exceções. E o ônibus? Na certa quebrara de novo! 
– E se eu desse meia volta e fosse pra casa, era ali tão pertinho, ai, ai, ai... Aí não terei de almoçar na escola, de marmita, mas... As andorinhas silenciaram-se, para onde foram? 
Pegou o batom da bolsa, passou um pouco nas bochechas, o blush havia acabado. Riu sozinha, disfarçadamente. Voltaram imagens constrangedoras e bizarras do passado. Um dia, ao ser impedida por um adolescente que não era  aluno  de  sua classe de  retornar  a sua sala de aula onde 
desenvolvia um seminário riquíssimo, algo ocorreu. O aluno, com o braço no batente da porta, conversava com um colega lá do fundo, ela pediu licença a ele e, sem ser atendida, radicalizou. Sem raciocinar, usou a única arma que lhe veio à mente: ao ver o braço dele, peludo e bonito, bem à altura de seu rosto, não pensou duas vezes, tacou-lhe os dentes, obrigando-o a retirar o braço da porta, num grito. O latão de lixo foi chutado. Tumulto. Glaucia processou dois alunos por impedirem-na de exercer sua função e desrespeitarem o seu direito de ir e vir. Pôs no B.O tudo que pôde.
E ainda, imagens de começo de carreira invadiram suas lembranças. Numa aula noturna aproximou-se de um  jovem que  a  vinha incomodando  e  fazendo  ameaças  desde  o  início do ano 
letivo, sentado ao fundo da sala.  Era junho, ela apontou o dedo em riste para ele, sem que os da frente vissem, com um sussurro, discreta, abaixou-se à frente dele e delicadamente o ameaçou, em blefe: 
– Olha! Eu, se fosse você, a partir de hoje iria embora olhando bem pra trás e tomaria cuidado com a sua casa. Você não me conhece e tampouco a quem sou ligada, é um estalo de dedo e já era, sacou, bicho?
 Afastou-se sem testemunhas e continuou a aula. Eduardo Jonathas, branco, arroxeou-se, e as aulas caminharam com destino diferente a partir daí. 
– Tive que apelar, porém, só assim conseguiria trabalhar. Nessas condições, somente os loucos podem realizar proezas impossíveis aos normais, concluía. 
Finalmente o transporte chega. Não era o seu, ainda! – É! O ônibus quebrou de novo mesmo. – Pensava, trêmula, na sala de aula, enquanto lembrava das carteiras novas já com caras de velhas. Que autoridade? Por que não desafiam o governador, o secretário ou o raio que o parta? Quem suporta o barulho? A chamada de presença obrigatória? “um saco!” E pedir, então, por favor, por favor, por favor, a aula toda para desligarem o celular, a música ou blá blá blá blá no ouvido.  Glaucia revive o dia anterior: sentando-se atordoada – raramente sentava – leva as mãos aos ouvidos, põe o protetor auricular “ou talvez eu devesse ouvir música também” e diz a si mesma:
– Quero o silêncio daquelas andorinhas, não quero me transformar no jovem cacho seco do coqueiro, nem no conformismo da maioria.
Pela lista do diário de classe – possuía 18 diários – chamou Jimmy, aquele que nunca era visto com os apetrechos tecnológicos proibidos durante as aulas, só no intervalo, e notando que faltava há mais de uma semana, indagou:
– Onde está o Jimmy? Alguém sabe dele?
– Morreu, Dona. – disse Mônica, a menina de cabelo chapinha, com MP3, e meio indiferente. E completou: – morreu atravessando a estrada. É, Feio! ce não credita, pergunte pro Jesus. – disse olhando cinicamente ao colega do lado. 
– É nada, Dona! O trator caiu em cima dele, não sobrô quase nada, é isso aí!
Assustada, perdida, ainda teve tempo de ouvir uma terceira e quarta opiniões, as de Nádia e as de Kevin Marcel:
– Jimmy não veio porque o pai tá preso, desempregado, o irmão foi espancado e ainda por cima pegou fogo na casa dele. Isso é tudo, professora!
Uma chuvinha miúda recomeça, a professora se espreme num canto, mas teve de abrir a sombrinha colorida. Adorava andar com sombrinha quando chuviscava, “é romântico!”. Mais uns oito minutos passam-se, as preocupações e os temores se fortalecem enquanto encara os ponteiros caminhando atrevidamente. Abre a maleta, pega o antidepressivo e o calmante, atira-os à lixeira umedecida pelos pingos. A chuva diminuíra. Agita a sombrinha rapidamente para as gotas caírem. Fecha-a com delicadeza habitual. Aperta a maleta na mão esquerda, mantendo a sombrinha na direita, vira-se e sai em direção a sua casa. “Vou mudar de profissão, plantar coqueiros, quem sabe!”
Meses depois, ao passar pela Avenida, Glaucia percebe que aquela folha seca quase desprendendo do coqueiro, em frente ao ponto de ônibus, ainda estava lá, segura, firme, ligada ao tronco do coqueiro, uma fortaleza. 
–É realmente incrível! Como pode?!
              


Este conto foi recentemente premiado no XXXVII  Concurso de contos da ANE (Associação Nacional de Escritores). Fico feliz em compartilhá-lo com vocês.
Uma homenagem aos professores batalhadores e aos alunos que um dia ou  muitos dias perturbaram minha vida.  

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Amigos, trascrevo aqui e agora, a crítica que a escritora Ana Marly Jacobino publicou no "Prosa e Verso" do Jornal A Tribuna Piracicabana, seção "o que você está lendo?"  do dia 26 de maio:

 Estou lendo o livro: "A Colecionadora de Ovos”

Autor: Luzia Stocco

Editora: Patuá

Gênero: Contos


Percebo nos contos uma perspicaz compreensão da escritora para a mente feminina, e, o maior desafio é tentar decifrá-la. Saber o que a mulher deseja identificar quando está em crise, ou, em quadros considerados disfuncionais, é muito bem explorado pela escritora. A realidade é que o universo feminino é altamente complexo. Entender, explicar por palavras; o que as mulheres querem saber ao certo é a verdadeira incógnita.

Luzia Stocco nos seus contos escreve sobre a feminilidade, onde quer que ela se encontre: seja no homem, seja na mulher. Feminilidade esta, elaborada por Jung como: “anima”a faceta feminina do homem e de “animus”,a faceta masculina da mulher.

É bonito descobrir que o problema, que parecia insolúvel para um personagem, vira algo inusitado no decorrer da narrativa de alguns dos seus contos.

Tal qual, a tecedoraPelopia” da mitologia grega, a escritora tece com palavras as narrativas e o leitor vai se envolvendo na tessitura das histórias na bela voz da sua solista, a escritora: Luzia Stocco.


Gratidão, Ana Marly!

sexta-feira, 25 de maio de 2012


LIXEIROS

                   

A menina destemida

Flora Floriano

Sempre ativa

Nunca a via lamentando.

Não tinha tempo ruim

Sol, chuva, chuva com sol

Vivia a cantarolar

Lalálirililililiririllolollll...

-Lá vêm os lixeiros!

Pega o lixo reciclável

E abre o portão e corre

E corre mais ... e ...

 Atrás do caminhão grita:

Esperem! Espereeemmm:

- Lá em casa tem mais sacolão!!

Os lixeiros sorriem

Sem parar

E gritam sem parar

E gesticulam e assobiam

Saltando de um lado a outro

Com suas pernas que voam.

Por que correm tanto?

Pensa Flora, admirada!

Tão fortes, espertos

E um deles é o senhor Osmar

Amigão, bem conhecido na rua

Num instante vai-se embora todo o lixo

Na rua limpa

Respira, agradecida, Flora Floriano!








quarta-feira, 9 de maio de 2012

 Em dois contos, o universo feminino é revisto por outros ângulos, aos quais costumamos esconder; a experiência da alteridade, de uma visão não mais etnocêntrica; a solidão, a busca, encontros e desencontros, a indiferença ou o fazer diferente; as durezas e cascas da sociedade; a professora; as crenças e a fé; o limiar da loucura... “nessas condições, somente os loucos podem realizar proezas impossíveis aos normais”.   A sensibilidade, a poesia, a metáfora encontram lugar em meus contos.  Navego em mares ocultos, pairo na sexualidade recôndita, nas releituras de estereótipos, na criatividade, nas resistências, naquilo que a sociedade e a cultura podem paralisar ou avançar. Nem sempre há vítimas ou algozes, porém, a vida e a morte pulsam em cada um de nós, independente do gênero.

 “Em A Colecionadora de Ovos sentimos o cheiro da casa e do banho da velha Mariana, a rigidez das rugas e do passar dos anos”, como bem observou Marina Henrique no prefácio. Trabalhei o processo de individuação - uma referência Junguiana – ao explorar a imagem do ovo, mas também procurei fazer uma homenagem à memória de meu padrasto João Marçal, de Itamonte, MG, figura importante em nossa vida, e àquela comunidade rural, todos com grau de parentesco entre si. Este foi o primeiro conto que escrevi, antes mesmo do romance autobiográfico A Menina do Bairro Fria; foi o passaporte para as minhas experiências literárias. Escrevi-o em 2008. Foi premiado no II Prêmio Araucária de Literatura 2010 e Menção Honrosa no Mapa Cultural Paulista 2011, fase regional.

Foto de A Tribuna Piracicabana
No conto Torradas Não se Despedaçam, que foi premiado no 2º Concurso Literário Nacional Prêmio Buriti Cronicontos 2011 (antologia) temos a “hetero e homossexualidade”, vividas em sintonia com a essência de cada um, sua singularidade, como seres únicos que somos nós. Este foi meu segundo conto, escrito em 2010.

A partir de Torradas e de Como folha de coqueiro a despencar levei alguns meses para produzir os outros contos. Parte de minha inspiração para os contos veio da Lygia Fagundes Telles, pois aprecio seu jeito de escrever e suas ideias. Li, há dois anos, seu romance Ciranda de Pedra e acabo de ler As Meninas, este último é forte e, embora escrito em 1973 onde situa a mulher na sociedade e na família, é bem semelhante aos dias de hoje.  Para mim, a arte e a literatura só tem sentido se vinculadas à transformação, à consciência, à vida propulsora.

Escrevo para manter minha lucidez. Uma, entre muitas possibilidades, de manifestar meus pensamentos, minhas dúvidas e anseios perante a vida. O que está próximo e distante, a memória e a história da sociedade humana. Compartilhar e buscar repostas e saídas para a doença que atinge a todos, que é a hipocrisia.

 “Rimos de corar a face em Dureza”, escreve Marina. Algo semelhante acontece em Maria das Grossas e ambos são contos corajosos e ousados, eu acrescentaria. Nestes dois contos há uma oportunidade de revermos o lugar da mulher na sociedade atual, afinal, salvo algum engano meu, estamos bem aquém do esperado, somos instrumento de riso fácil e fútil nos programas e espaços de humor; e se antes (nossas avós) se permitia que o homem/marido fosse ao bordel “acalmar seus desejos” (afinal, só ele tinha desejos, e por sinal, “incontroláveis”, dizia-se), hoje ele tem isso dentro de sua casa, por meio da mídia, junto a sua família. Salvo exceções, ainda cabe à mulher a lida da casa e a lida fora da casa - a famosa tripla jornada de trabalho, tão ao gosto masculino, que se vê descompromissado das questões cotidianas, talvez as mais importantes à estruturação de um lar. Vejo então, um processo rápido de escravização do gênero feminino, por meio da moda imposta, dos tabus, das crenças e valores disseminados culturalmente, de geração a geração, inclusive na própria mulher (não a excluirei desta responsabilidade).
Artigo extraído do JP.






 O livro está sendo vendido diretamente no site da Editora Patuá, de São Paulo 





www.editorapatuá.com.br e pelo e-mailluziastocco@ig.com.br ou telefone 8158 3926 (19) ao preço de R$ 26,00, frete grátis.

Meu blog: literarteLuziaStocco.blogspot.com

Agradeço, de todo coração, às pessoas que já compraram o livro e às que estão nos apoiando com a divulgação.



SIMPLESMENTE AMOR



Amor

Saturado, escorraçado

Não é amor.

Não se define num soneto

Não tem restos, pois inteiro.

Ama-se com os sentidos

Essência completa

Com ou sem devaneios

O amor, o amor, o amor

Tantas vezes pronunciado

Às vezes fugidio e medroso

Dá a cara pra bater

Como um louco cuidadoso

 Ou louco apaixonado

Escapa-me a total absorção

Desse sentimento habitado

Sim, o amor tem sempre moradia

Seja um palácio

Ou uma humilde cabana


Sempre há espaço

À sua inclusão

Perdoa, quem ama

E a quem ama, perdoa

Os equívocos e desatenção