contador

Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Breve louvação à obra de Ângela Reyes  “Lágrimas e Risos”

            Enquanto eu lia o seu livro, Ângela, sentimentos profundos vieram à tona em minh’alma. A força da protagonista - Gregoriana, sim, ela mesma - é a força de suas decisões e de seus atos, a suavidade de suas palavras, escritas com beleza, e que mostraram-me novos caminhos e ânimos…
            Comparo a sua história de vida à vivência de minha mãe, de minha família, embora aqui no Brasil não tenha ocorrido terremotos como à sua terra natal, Nicarágua; mas outros terremotos tragaram os caminhos de minha família. Após as tempestades vem a bonança, não é? Em cada cair, um levantar; a cada retrocesso, um novo avanço com mais firmeza, fé e coragem. Assim é a vida, né, Ângela?!!
As dores da menina do campo, órfã de mãe e a rudeza do pai; jovem urbana, rebelde e consciente; mulher que ajuda na guerrilha, se questiona e questiona as políticas vigentes em sua época; Ativista em variadas frentes; mãe leoa; amiga solidária de muitos amigos; empresária de sua família e dos próprios negócios; brilha sem medo de falhar e de tentar de novo! Anos luz à frente de seu tempo, Ângela enfrenta os desafios de uma sociedade patriarcal. Poetisa, de sua ira e de seu amor faz a poesia deslizar em nossa língua e em sua língua. Eis Ângela Reyes!              
“Sulco de terra fértil...
Meu ventre
Acolhendo tua semente,
Fluidos e energia cósmica.
Teu sêmen
Expansão dos átomos,
Natureza de embrião recente...
Meu feto.”
Ou
“Numa ocasião em que o ditador fazia proselitismo numa cidade do interior, este carregou nos braços uma criança e disse: olhem como são saudáveis as crianças no meu governo. Após ouvi-lo, o ministro da saúde lhe disse: desce logo essa criança, antes que os jornalistas percebam que a criança não é sadia, a barriga está cheia de vermes.” Estes são alguns excertos do livro.  A descrição da viagem à montanha é também esplêndida, assim como muitas outras lembranças.
Exceto por uma tradução incompleta, o livro é uma obra a ser acarinhada e usufruída!  A foto de criança na capa é linda!
Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente na Feira do Livro, em Piracicaba e agradeço por ter-me causado tamanhas emoções e exemplos de vida, quer nas lágrimas ou nos risos.    
                             E-mail da Ângela    alaireyes@gmail.com                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente algo! Sua opinião é bem vinda. E viva a arte! Obrigada pela sua bela participação.